Arquivo do blog

sábado, 18 de março de 2017

Homenagem aos alunos do Curso Técnico em Química da FACEAR


Discurso de Paraninfo em homenagem aos alunos do curso Técnico em Química da FACEAR - Turma de 2016

Ilustríssimo Senhor Presidente da Mesa, Diretor Murilo Martins de Andrade, Diretor da Faculdade Educacional Araucária, caríssimos Professores, saudosíssima Coordenadora Tatiana Santini Trevisan, aqui presente em nossos corações, queridos formandos do Curso Técnico em Química, Senhoras e Senhores.
Para mim é uma honra ter sido escolhido paraninfo desta turma, provavelmente nosso último encontro. Exceto àqueles que continuam ampliando a sua qualificação profissional e humana na FACEAR, como se fora a última aula, já deixam saudades.
Assumi a Coordenação em virtude de uma tragédia da vida, mas com o mesmo entusiasmo e dedicação da Coordenadora Tatiana, dei continuidade na gestão do curso buscando a sua excelência. Gerenciamos dificuldades, superamos desafios, e o mais importante, fizemos amigos.
Trata-se de um momento festivo, mas demanda reflexões.
Nesta noite vocês estão cumprindo mais um propósito de suas vidas, propósito que iniciou-se no segundo semestre de 2015 e que esteve durante todo este tempo, permeado por privações pessoais e carregado de esforços para estarem aqui neste momento solene de consagração da conclusão do curso técnico, também sinalizando a necessidade de dar início a uma nova etapa da formação acadêmica, ingressando no ensino superior.
Queridos afilhados, saibam que vocês Técnicos Químicos, escolheram um segmento importante da cadeia produtiva nacional, uma vez que a Química permeia os mais diversos setores da atividade econômica. Muito embora estejamos passando por um período de dificuldades, lembrem-se que em todos os momentos que nos encontrávamos em classe, sempre destaquei a importância do curso e da qualificação profissional em momentos de crise, pois após sairmos das masmorras econômicas atuais, um período de retomada os aguardam. Sempre procurei incutir a esperança nas mentes de todos, uma vez que se não temos esperança, fica a pergunta: O que estamos fazendo aqui?
Saibam que o conhecimento é dinâmico e não somos senhores absolutos do saber, a continuidade dos estudos a partir de agora é de suma importância. Lembrem-se que vocês serão eternos aprendizes do maravilhoso mundo da Química. Não existem profissionais perfeitos, mas existem profissionais que buscam continuamente a perfeição.
Segundo Galileu Galilei, “você não pode ensinar nada a um homem, você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele próprio.” Nós professores e gestores os ajudamos a desenvolver os seus potenciais interiores e estimulamos o afloramento de tais habilidades que sempre estiveram ou que ainda estão interiorizadas na forma de pedra bruta.
Agradeço a honra que me concederam de ser o paraninfo da turma. Aproveitem este dia de glória e deixem transbordar toda a alegria e o sentimento de realização que está palpitando em seus corações e aproveitem a festa.


Muito obrigado!


A partir da esquerda: Prof. Antonio Donisete Fabian, Diretor Murilo Martins de Andrade, Eu e Profa. Jolena de Santi Soares