Alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Energia Ativa visitam Morro do Anhangava
Em 26 de agosto de 2017, alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Energia Ativa conquistaram os 1.420 metros sobre o nível do mar que se elevam no Morro do Anhangava. Situado no Parque Estadual Serra da Baitaca, o Morro do Anhangava constitui um verdadeiro laboratório à céu aberto para estudos de Geociências.
O ambiente promove diversas abordagens e conteúdos geocientíficos, tais como o processo de separação do subcontinente de Gondwana ocorrido por volta de 200 milhões de anos atrás, processos geomorfológicos como degradação e agradação, bem como movimentos de massa, processos intempéricos, dinâmica da vegetação de contato entre a Floresta Ombrófila Mista e Ombrófila Densa, entre outros processos.
O dia estava perfeito para a visita, céu aberto e temperatura amena. O grupo demonstrou um grande espírito de equipe diante dos obstáculos que encontramos ao longo dos 10 quilômetros da trilha de ida e volta (subida pela trilha principal e descida pela trilha da Asa Delta). Aproveito para agradecer o apoio do Prof. Luis de Educação Física pelo seu espírito descontraído e do Prof. Alexandre de Inglês sempre disposto à acompanhar os alunos que ficaram no final da trilha.
Ao final da trilha, resolvemos visitar a cachoeira existente no início do Caminho do Itupava, no entanto, em virtude da estiagem prolongada, apenas nos deparamos com a parede rochosa totalmente desprovida de água: cenário assustador!
Para alguns alunos, o Morro do Anhangava foi a primeira vez que estiveram em ambiente de montanha. Esperamos que novas montanhas entrem no currículo destas maravilhosas pessoas.
Mapeamentos da trilha com auxílio do aplicativo Runtastic
Acúmulo de água derivado de processo de exploração de granito no início da trilha
Processo pedogenético derivado do intemperismo químico sobre o granito
Algumas espécies arbóreas catalogadas ao longo da trilha
Lavra de granito, antropismo implacável
Lírio típico das encostas do Anhangava
Represa do Iraí ao fundo
Vista para a Serra dos Órgãos, região do Pico Paraná
Vista para o Morro Pão de Loth
Incursão de umidade no vale entre a Serra da Baitaca e o Pico Marumbi em Morretes
Floresta Altomontana ou mata nebular