Arquivo do blog

sábado, 3 de dezembro de 2016

O Lendário Pico Paraná

Pico Paraná: ponto culminante do Brasil Meridional

          Situado na porção norte da Serra do Mar no Estado do Paraná, com seus 1.877,32 metros de altitude, o Pico Paraná é o ponto culminante do Brasil Meridional e paisagem excepcional do conjunto montanhoso conhecido como Serra do Ibitiraquire.
          No plano pessoal, o Pico Paraná é a montanha que mais respeito e admiro na Serra do Mar, não somente pela sua exuberância natural e imponência granítica, mas por ter sido um laboratório à céu aberto utilizado pelo saudoso Prof. Sandro José Briski, falecido em 2012, nas aulas de campo durante o curso de graduação em Geografia pela Universidade Tuiuti do Paraná. O Prof. Sandro era grande entusiasta da Serra do Mar e sempre demonstrou profundo respeito e admiração ao Pico Paraná. Tive a oportunidade de vivenciar prolongadas conversas e experiências do Prof. Sandro, em especial durante as nossas andanças pelas trilhas da Serra do Mar durante o projeto Diagnóstico Geoambiental da Serra do Mar que participávamos na universidade. 
       Já faz algum tempo que não retorno à esta montanha, onde recentemente, garimpando os meus arquivos fotográficos pessoais, me deparei com as fotografias abaixo, provavelmente de meados de 2003 ou 2004. Um estímulo para retornar com os amigos.

Preparando-se para alcançar o cume do Pico Paraná

Matacão sobre o cume do Pico Paraná, ao fundo cumes Ciririca e Agudo do Cotia

A seguir, alguns cumes importantes e janelas paisagísticas ao longo da trilha que leva ao Pico Paraná:

 Cume do Ciririca


 Cume dos Camelos


 Planície Litorânea


 Pico Paraná visto a partir do Itapiroca






 Fantástica subida ao Pico Paraná



Exuberante vale e seu dossel vegetal













"As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem."


Um abraço à todos!!!

Prof. Fernando Bonato


Nenhum comentário:

Postar um comentário