Desvendando a Geologia e a Geomorfologia Paranaense
Não lembro a data precisa, mas em meados de 2005, realizamos uma fantástica aula de campo no intuito de observar, identificar e analisar os aspectos do arcabouço geológico e as unidades de relevo do Estado do Paraná.
Organizada pelos professores Sandro José Briski e Elaine de Cácia de Lima, o roteiro considerou a transição entre o Primeiro Planalto e o Segundo Planalto Paranaense com a primeira parada na Escarpa Devoniana, também conhecida como Serra de São Luiz do Purunã, já adentrando os Campos Gerais. Na Serrinha de São Luiz observamos a transição entre as rochas vulcânicas intrusivas e metamórficas do Primeiro Planalto e as rochas sedimentares dos Campos Gerais. Alguns quilômetros adiante, realizamos uma parada para observarmos o Rio Tibagi, segundo maior rio paranaense, tributário do Rio Paranapanema. Em seguida, realizamos nova parada na Serra da Boa Esperança, denominação local para a Formação Serra Geral no Estado do Paraná, também conhecida como "Escarpa Triássico-Jurássica" (MAACK, 2002), definindo a transição entre o Segundo Planalto sedimentar e o Terceiro Planalto basáltico, ou planalto de trapp, ou seja, vulcânico extrusivo. Por fim, chegamos no final da tarde ao município de Paranavaí, situado no Terceiro Planalto, região do Arenito Caiuá. Esta formação geológica-geomorfológica é uma das mais frágeis diante da forma como se dá o uso e ocupação do solo, dado o solo muito arenoso e suscetível ao processo de vossorocamento.
No retorno, passamos pelo município de Maringá onde aproveitamos para visitar o famoso Parque do Ingá, remanescente florestal da Floresta Estacional Semidecidual em pleno centro de Maringá, muito devastada no Estado do Paraná.
Fotos da região da Serra de São Luiz do Purunã:
Fotos da região das nascentes do Rio Tibagi:
Fotos da região da Serra da Esperança:
Fotos da região de Paranavaí:
Fotos do Parque do Ingá - Maringá:
Um grande abraço!
Prof. Fernando Bonato
Nenhum comentário:
Postar um comentário