Artigo
de Projeto de Iniciação Científica desenvolvido por aluno de Tecnologia é
publicado em Revista Internacional (B1) de alto impacto
Durante
o primeiro semestre de 2019, o aluno Douglas Augusto Barcelos Bica do Curso de
Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIFACEAR, participou de projeto de Iniciação
Científica no qual o objetivo era aplicar recursos de ensino-aprendizagem para
aperfeiçoar o conhecimento e prática de Scrum dos alunos dos cursos de Sistemas
de Informação e Análise de Sistemas, a partir do uso de blocos de Lego®. O
trabalho de IC foi orientado pelo Mestre e Doutorando em Engenharia Prof.
Carlos Alexandre Gouvea da Silva.
O
projeto foi finalizado com a execução de uma dinâmica com diversos alunos. Ao
final foram coletados dados sobre a percepção desse alunos na execução da
atividade.
Em julho de 2019, um artigo científico em idioma
inglês com a descrição e resultados da atividade foi submetido para revisão na
Revista Internacional IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del
Aprendizaje (ISSN 1932-8540). Essa revista tem divulgação global pelo portal
IEEEXplore da IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers, o
principal instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica no mundo. Essa mesma revista
possui nível B1 nos periódicos da CAPES/MEC nas áreas de Ensino e Educação e B2
nas áreas de Engenharia IV e Interdisciplinar. O nível B1 é o terceiro maior
nível dentre 8 classificações possíveis. Em maio de 2020, após diversas rodadas
de revisões por um criterioso corpo editorial de pesquisadores da área, o
artigo intitulado "Learning
Process of Agile Scrum Methodology With Lego Blocks in Interactive Academic
Games: Viewpoint of Students" foi aceito e publicado em (https://ieeexplore.ieee.org/document/9064826).
Além desse artigo publicado na revista, o mesmo
trabalho de IC também permitiu a publicação de:
a)
um
artigo na Revista Multidisciplinar da UNIFACEAR (2019);
b)
um
artigo no II Simpósio de Direito, Tecnologia e Inovação da UNIFACEAR (2019);
c)
um
capítulo no livro Direito, Tecnologia e Inovação: reflexões interdisciplinares.
1. ed. Belo Horizonte: Editora Senso, 2020.
Opinião do Prof. Carlos Gouvea:
"A publicação desse artigo, não apenas
apresenta a dedicação e esforço do aluno e orientador envolvido, mas também
mostra que a UNIFACEAR através de seus programas de incentivo a IC desenvolve
atividades científicas de alto impacto e abrangência global. O apoio do Coordenador
do Curso Prof. Fabiano Nezello e do Coordenador de Projetos de Iniciação
Científica Prof. Fernando Bonato, também foram importantes para a conclusão
desse trabalho."
Opinião do aluno Douglas Bica:
"Tem-se observado,
principalmente em cursos de tecnologia, o uso e desenvolvimento de técnicas de
ensino utilizando-se “estudo de caso” e simuladores. Este trabalho é visto como
uma contribuição neste sentido, implementando na prática a metodologia Scrum em
uma problemática.
Atividades neste sentido trazem o
aluno para solucionar problemas de âmbito técnico, levando em consideração
também outros fatores, como: criatividade, prazo de entrega, emocional, social,
dentre outros não citados.
Tendo a acreditar que a parte ativa
no aprendizado sempre é o aluno, porque deste, parte a vontade do saber, no
entanto, atividades que consigam despertar esta vontade são mais eficazes no
aprendizado e acabam por perpetuar-se nas memórias."
Prof. Carlos Gouvea
Aluno Douglas Bica
Grande abraço!
Prof. Fernando Bonato
Nenhum comentário:
Postar um comentário