Arquivo do blog

domingo, 4 de junho de 2017

Competição de Desmonte de Aparelhos Eletrônicos – “Desmanche da Elétrica"

Iº Torneio de Dessolda de Componentes e Materiais Recicláveis de Placas de Computadores dos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da Facear, Campus Araucária
           
         Visando a integração dos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, a Coordenação realizou no dia 05 de maio de 2017, nos Laboratórios de Física do Campus Araucária, o primeiro torneio de dessolda de componentes e materiais recicláveis de placas de computadores.  Além da integração, o evento também foi uma oportunidade para troca de experiências, aprendizado e diversão. Embora fosse um ambiente descontraído, houve bastante competitividade entre as equipes que precisavam, com um ferro de solda, desmontar o maior número possível de componentes das placas dos computadores. De acordo com o grau de dificuldade de remoção da placa de computador, cada tipo de componente teve uma determinada pontuação, o que demandava, por parte das equipes, organização e estratégias para obter a maior pontuação possível em duas horas de competição.
         O evento foi uma experiência ímpar e muito gratificante para os alunos e professores partícipes. Os competidores apresentaram um desempenho muito além do esperado, aplicando satisfatoriamente habilidades desenvolvidas durante o curso.
         O aluno Rodrigo Leonel Pedroso, 8º período do curso de Engenharia de Produção, comentou: “Dentro da Engenharia de Produção, para igualar as chances, foi aplicado o conhecimento em melhorias de processos para otimizar o tempo de desmontagem dos componentes”.
        Para Sergio Luiz Colaço, aluno do 1º período do curso de Engenharia Elétrica, “É o momento que os alunos têm para interagir num ambiente descontraído e informal e também para exercitar os conhecimentos de Engenhara Elétrica”.
      Segundo Luiz Fernando Kocholik, aluno do 8º período do curso de Engenharia de Produção, no torneio os alunos aplicaram o conhecimento na prática e “brincando”, fixaram de uma forma mais fácil.
        Vanderlei Martins de Oliveira, aluno do 7º período de Engenharia Elétrica, comentou que o ambiente da competição foi amistoso e interativo entre as equipes e com troca de conhecimento. O torneio conseguiu equilibrar bem esses dois lados.
        Nas palavras do aluno Álvaro Muraroto Belon, aluno do 8º período de Engenharia de Produção, “Os alunos de Engenharia de Produção tiveram que usar conhecimentos típicos de produção para serem competitivos com o pessoal de elétrica”.
        Milton Mariano Xavier que cursa o 7º período de Engenharia Elétrica, disse que o torneio foi um incentivo legal, pois foi a primeira vez que houve uma oportunidade de participar de algo que não fosse a sala de aula e fosse informal. “Com certeza, a experiência será lembrada muito depois da faculdade”.
        Willians Akio Omura, calouro de Engenharia Elétrica, acredita que é um incentivo para quem está iniciando o curso.
        Os alunos do curso de Engenharia de Produção William Rico e Jean Carlo Soares tiveram um importante e fundamental engajamento na organização do torneio, assim como os alunos que atuaram como fiscais: Bruna A. Gomes, Maicon de Matos Boaventura, Joelma F. C. Silveira, Denilson da Silveira, Jhony Kaian Andrade, Alison O. Pereira, Marcio Lucio Cassol e Vitor Hugo Fernandes.
        O torneio também contou com a participação dos professores Alan Christian Krainski Ferrari, Ricardo Luiz Araújo, Fabiano Thomazi, Fernando Bonato e Eduardo Forbici que contribuíram de forma decisiva para o sucesso do evento como juízes e coordenadores da competição. O professor Alan Ferrari foi o idealizador do torneio, que promete ser uma constante nos próximos semestres.
        A Coordenação de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção agradece os professores e os alunos que colaboraram para a realização do evento, aos alunos competidores e também aqueles que prestigiaram o evento.
    Por fim, competições dessa natureza contribuem para a interdisciplinaridade dos conteúdos, além de aliar troca de experiências, descontração e oportunidade de interação entre os alunos. Parabéns a todos que tiveram a oportunidade de participar.





Prof. Fernando Bonato, texto de Prof. Eduardo Sudol Forbici.

Nenhum comentário:

Postar um comentário