Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

Morro do Canal - Piraquara - Paraná

Morro do Canal: exuberante ecótono entre a Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Ombrófila Densa

       O Morro do Canal localiza-se no município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. O morro representa a última elevação do espigão que forma na ponta oposta, o Morro do Marumbi, sendo este situado no município de Morretes. O Morro do Canal apresenta cerca de 1.396 metros de altitude e suas trilhas são de fácil acesso.
            A região apresenta extrema relevância ambiental, uma vez que trata-se de uma vasta área utilizada como manancial de abastecimento hídrico para Curitiba e parte da Região Metropolitana. Conhecido como Mananciais da Serra, este complexo de rios e represas pertencem ao sistema hidrográfico do Alto Iguaçu que se inicia nos contrafortes ocidentais da Serra do Mar. Na região, destacam-se as represas de abastecimento da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), em especial as represas Piraquara I e Piraquara II, além da bela represa do Cayuguava, como demonstram as fotografias abaixo.



        A região se insere sob os domínios do bioma da Mata Atlântica e representa um importante remanescente deste bioma na região. Na área é notável a presença da zona de tensão ecológica ou ecótono entre a Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Ombrófila Densa, denotando uma riqueza florística e faunística significativa, com destaque para a araucária, bromélias, orquídeas, cedros, entre outras. 








         A subida oferece uma diversidade de paisagens de rara beleza que podem ser observadas por todo o percurso da trilha, com destaque para a Serra da Baitaca, a região dos Mananciais da Serra e parte da porção litorânea que se localiza nos contrafortes orientais da Serra do Mar. As janelas observadas ao longo da trilha estimulam uma percepção ambiental permeada pelo visual composto pelo dossel formado pelas copas das árvores, pelos odores da floresta e pelos suaves ruídos produzidos pelo vento e pelo canto dos pássaros, em especial o canto da araponga (Procnias nudicollis), que preenche o ambiente com o seu canto semelhante ao bater de um martelo numa bigorna.

Araponga (Procnias nudicollis)




                                                     Vista da Serra da Baitaca (fotos acima)

Morro do Vigia, observado a partir da trilha do Morro do Canal






Vista a partir do topo do Morro do Canal (fotos acima)

Vista de um capão de araucárias e de uma área de reflorestamento de pínus na base do morro






Vista das represas Piraquara I e II







          Abaixo, são apresentados dois vídeos na perspectiva de dar dinamicidade ao ambiente.





       Para finalizar, não poderia deixar de destacar a presença de meu grande amigo Valdir Volochen em mais uma empreitada na Serra do Mar procurando restaurar os efeitos nocivos da carreira docente.

Eu, Fernando Bonato

Meu grande amigo Valdir Volochen

Um comentário:

  1. As Represas de Piraquara ficam bem aqui perto do Cajuru e eu realmente gostaria de voltar lá e remar mais um pouco. a Lei 17.048 de Janeiro de 2012, permite a prática de esportes aquáticos mas os cabeçudos da Sanepar a ignora. Domingo, 21.09.2014 fui retirado por 2 brutamontes (armados) do lago. O papo era de confisco e disseram para NÃO VOLTAR mais. Não sou um garotão, tenho 60 aninhos, muito espírito esportivo e NUNCA depredei a natureza. Aliás amo-a em toda a sua plenitude. Estou divulgando aos "4 ventos" com o objetivo de divulgar a Lei vigente. Conto com a ajuda de todos

    ResponderExcluir