Arquivo do blog

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Visita Técnica: Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais Derivados da Localização e Operação do Porto de Paranaguá, Paranaguá, Paraná

NATUREZA DA VISITA

A visita técnica ao Porto de Paranaguá se deu no dia 23 de março de 2013, com o objetivo de avaliar a impactância produzida pela localização do Porto de Paranaguá e de sua operação. Esta mesma visita ocorreu também com a turma de 2012.
O porto é considerado um dos maiores portos graneleiros do mundo, apesar de ser um porto multicargas, tais como: granéis sólidos (soja, açúcar), granéis líquidos (combustíveis), peças industriais de grande porte, veículos e cargas gerais, conforme se observa nas fotografias abaixo.








Diante das características operacionais e dos aspectos da localização geográfica do porto, a produção de impactos ambientais (físicos, bióticos e antrópicos) é significativa, tais como os problemas derivados da água de lastro, os resíduos em suspensão dos granéis sólidos que reduzem a qualidade do ar, e quando depositados, incentivam a proliferação de vetores como pombos, a degradação das vias de acesso devido o peso dos caminhões que circulam nas imediações, entre outras problemáticas.
A visita foi organizada visando oferecer aos alunos da disciplina de Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Educacional Araucária, uma visão prática e abrangente dos aspectos e impactos ambientais da atividade portuária, considerando que a mesma apresenta impactos ambientais diretos, indiretos e de vizinhança.
Após a visita ao porto, realizou-se uma excursão embarcada pela foz do Rio Itiberê e pela Baía de Paranaguá, na perspectiva de observar e analisar as características fisiográficas da paisagem e para observar as operações portuárias a partir da baía, conforme fotografias abaixo.

















De acordo com o sítio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, o maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Batizado de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil, em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro.            
Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”, figura abaixo.


 Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração do Porto de Paranaguá  (APP). Em 10 de novembro de 1971, a administração dos dois portos paranaenses foi unificada pela lei 6.249, criando a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). 


            Atualmente, o antigo atracadouro do século XIX está incorporado ao Centro Histórico da cidade de Paranaguá que apresenta outros atrativos como o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, e futuramente, o aquário marinho que está para ser inaugurado em breve.


Referência:
            Sítio da APPA, disponível em: http://www.portosdoparana.pr.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário